Sumone

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Basta olhar a sua volta para perceber que a maioria das pessoas estão com os olhos voltados para os seus smartphones, tablets ou computadores. Quando o assunto são as redes sociais, os números brasileiros impressionam. De acordo com uma pesquisa da ComScore, o Brasil é o líder em tempo gasto nas redes, sendo o Facebook é a mais acessada, com 89% dos usuários de internet do país. Não ter um plano de mídias sociais no varejo, significa ignorar estes números e perder muitas chances de crescimento para a sua loja.

A verdade é que ao longo do dia notícias, produtos, vídeos, imagens e histórias são compartilhadas e geram o interesse dos quase 100 milhões de usuários. Por isso, seja qual for o seu negócio no varejo, é fundamental investir em estratégias que para as mídias sociais, aproximando a sua marca do consumidor online no Brasil e, claro, aumentar as vendas.

Interessado em saber mais sobre o tema? Saiba agora como se conectar com o seu comprador nas mídias online através de ações simples.

Estabeleça sua presença online

“Quem não é visto, não é lembrado”, apesar de ser um provérbio bastante conhecido, muitos donos de loja acabam esquecendo da importância de estarem presente no mundo virtual. Hoje em dia, não faltam ferramentas e plataformas - muitas delas gratuitas - que permitem que você crie um plano para as mídias sociais focado no varejo.

Por ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, é praticamente obrigatório estar presente no Facebook. Para isso, crie uma página oficial para a sua loja - use a opção de fanpage e não do perfil pessoal - a partir dele você garante inúmeros recursos que vão ajudar a promover o seu negócio como a possibilidade de compartilhar fotos, vídeos, criar eventos, promoções, anúncios entre tantas outras possibilidades.

Agilidade de atendimento

A agilidade na comunicação é um dos grandes diferenciais que se pode ter no mercado. Quando um cliente entra em contato com você ou algum funcionário, tudo o que ele quer é ter a resposta o mais rápido possível. Se antigamente este contato era feito pelo telefone, agora isso acontece pelos serviços de mensagens e chats online como Facebook Messenger e Whatsapp. A estratégia para as mídias sociais no varejo precisa oferecer esta opção para os seus consumidores, abrindo uma linha de comunicação direta com a loja, estreitando a relação entre a marca e as pessoas e, por fim, alavancando as vendas.

Conheça o seu cliente

Nada melhor para o cliente do que poder contar com uma promoção, descontos e ofertas especiais. Além de ser uma forma de atrair consumidores para a sua loja, oferecer estas promoções é uma possibilidade de conseguir mais informações sobre os seus clientes. Dos dados mais simples como a data do aniversário ao tamanho da roupa, passando pelas preferências musicais, é possível levantar diferentes informações, tornando esta uma troca benéfica para os dois lados.

Para isso você pode e deve usar das suas mídias sociais. Você pode criar e oferecer cupons de desconto, por exemplo, e colocar como requisito de acesso o cadastro do e-mail e das informações que são relevantes para você. Assim, você consegue ir construindo uma base de dados dos clientes interessante, além de permitir o desenvolvimento de um atendimento personalizado.

Atendimento Personalizado

Depois de conhecer os seus clientes, é hora de focar no atendimento personalizado nas mídias sociais. Nada atrai e promove mais interações do que criar e compartilhar conteúdos que tenham a ver com a necessidade do consumidor da sua loja. É importante saber “falar a mesma língua” e criar uma conexão com aqueles interessados pelo seus produtos e serviços.

Lembre-se que como dono de um negócio no varejo, você precisa estar atento às novidades do mercado, assim como as novas formas de comportamento do consumidor.

  • 17/04/17
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  • Juan Salomão