Sumone

Leitura de 4 min

O uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets transformou a realidade e o cotidiano das pessoas. Estar conectado passou a ser uma realidade e, consequentemente, realizar algumas atividades online, que antes eram feitas fisicamente, se tornou algo bastante natural. Por essa razão, é fundamental que donos de loja e gerentes percebam as oportunidades de venda que estes pequenos aparelhos podem gerar para os negócios.

De acordo com a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação das Empresas, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2016, o número de smartphones em uso no Brasil era de 168 milhões em Maio do ano passado. Este dado é impressionante, principalmente se considerarmos que o tamanho da população brasileira indicada pelo IBGE, em 2013, era de 200,4 milhões de pessoas. Ou seja, há milhares de pessoas conectadas e isso significa oportunidades de negócio.

Por que integrar o ambiente online e o físico na sua loja

Durante muito tempo, a experiência de compra nas lojas não sofreu grandes alterações. Se o cliente estava interessado num produto ou serviço, ele ia até o local, fazia a sua pesquisa, conversava com o vendedor e tomava a decisão final. Com surgimento de algumas tecnologias móveis, as distâncias foram se encurtando e as formas de fazer compras mudaram.

Segundo a Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil, uma pesquisa de 2016, 61,8% do brasileiros que estão conectados pelos smartphones afirmam já terem encomendado produtos por apps ou lojas online. Ao contrário do que pensam muitos donos de loja, esta é uma boa notícia, contudo, só para aqueles que estão dispostos a manterem-se atualizados e atentos às mudanças que surgem no varejo.

Como usar os dispositivos móveis para aumentar as vendas no varejo físico

Oferecer informações online, permitir que o cliente pague pelo smartphone e criar um canal de atendimento virtual são apenas algumas oportunidades de investir na integração entre o uso dos dispositivos móveis com o varejo físico. Conheça algumas formas de criar oportunidades e transformar a sua loja num local ainda mais moderno.

Pagamento pelo smartphone

Mesmo ainda não sendo a principal escolha de todos, os pagamentos pelo smartphone através de aplicativos ou sistemas como apple wallet e samsung pay, já são uma realidade no varejo. Como dono da loja, é muito importante que você tenha conhecimento sobre estas inovações tecnológicas e comece a considerar a possibilidade de oferecer novas formas de pagamento para os seus clientes.

Atendimento online

A presença das lojas e marcas no facebook já é algo quase obrigatório no setor do varejo. Estar presente nas redes sociais é uma forma de se aproximar com os seus clientes e ainda garantir um canal de comunicação gratuito.

Uma das funcionalidades das páginas para empresas do Facebook que podem fazer toda a diferença para a sua loja e, que acompanham esta integração entre o online e físico, é o serviço mensagens. Através dele os seus clientes, atuais e futuros, podem entrar em contato, tirar dúvidas, perguntar informações básicas e ajudar no aumento das vendas.

Se por um lado, estas tecnologias móveis proporcionam ao cliente mais comodidade, pois ele pode estar a procura de um produto e ao encontrar a fanpage da sua loja, ele encontra um canal onde pode tirar dúvidas. Por outro, permite que você veja com quem está falando, o que lhe ajuda a conhecer ainda mais sobre as pessoas interessadas no que é vendido pela sua loja.

Gestão de loja

Os dispositivos móveis não servem apenas para atrair clientes. Muito pelo contrário, os donos de lojas podem e devem usá-los para facilitarem a gestão do seu negócio.

Existem inúmeros aplicativos que ajudam a organizar o dia a dia, monitorar as vendas, estoques, criar promoções, cupons de desconto e criar uma lista de clientes da sua loja. Não importa qual seja o tamanho da sua loja, o serviço ou o produto que oferece. Investir nestas tecnologias podem transformar o negócio e disparar as vendas.

Adaptar-se a novas realidades pode ser um desafio, principalmente para os pequenos negócios, no entanto, são estas mudanças que garantem que a sua loja permaneça competitiva no mercado. Não perca tempo e conheça outras novidades do marketing de varejo no blog da SumOne.

  • 13/04/17
  • 0
  • Juan Salomão