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Sumone

Leitura de 3 min

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Você abre o negócio do seus sonhos e planeja tudo nos mínimos detalhes: escolhe uma localização movimentada, faz um estudo de mercado, conhece o público da região e desenvolve o melhor produto para vender. Mas um fator ainda tira o seu sono e te impede de viver tranquilamente esse sonho: a concorrência.

A concorrência é realidade de qualquer varejista, mas ela não precisa ser uma ameaça para o seu negócio. Seus concorrentes podem ser, inclusive, uma das bases usadas para fazer as estratégias de melhoria da sua loja. Confira as 4 dicas que separamos para te ajudar a transformar seus concorrentes em oportunidades de sucesso para você!

4 formas de utilizar a concorrência como degrau para o seu sucesso

1- Identifique sua concorrência

O primeiro passo a ser tomado é identificar quem é, de fato, sua concorrência. Mas antes de qualquer coisa, tenha claro qual é o mercado que seu negócio se encaixa e o público que você deseja atingir. Uma vez que esses dois pontos estão definidos, fica fácil pesquisar sobre quem está competindo diretamente com você.

Saiba os pontos fortes e fracos deles

Para realizar a pesquisa, procure por informações que a empresa possua online, como site próprio e principalmente redes sociais. Utilizar o próprio localizador do Google pode ser uma opção para entender quais são seus concorrentes locais.

2- Saiba os pontos fortes e fracos deles

Identificado seus concorrentes, fica mais simples a tarefa de entender quais são seus pontos mais fortes e os mais fracos. Observe qual é o posicionamento do seu adversário quanto ao atendimento, a proposta do espaço, a qualidade do produto oferecido e outros pontos do espaço físico.

Saiba os pontos fortes e fracos deles

Não se esqueça de também analisar como o seu concorrente está sendo avaliado nos meios digitais. O cliente é uma das suas principais fontes de informação sobre onde seu concorrente está errando ou acertando. Procure ver os comentários feitos pelos consumidores, a interação da loja com os clientes e onde essas lojas estão presentes digitalmente.

No ponto fraco do seu concorrente é onde mora sua oportunidade de sucesso, porém, lembre-se de ser sempre ético. Um competidor pode também ser um futuro parceiro.

3- Saiba se posicionar

Você já sabe quem concorre com o seu negócio e os pontos fracos e fortes dele. Agora é a hora de realizar estratégias de marketing que mesclem todas as informações que você conseguiu da concorrência com a forma que você deseja posicionar o seu negócio no mercado.

Saiba se posicionar

Use a análise feita para realizar melhores estratégias de marketing, considerando os exemplos do que funcionou bem para os seus concorrentes e do que deve ser evitado.

Lembre-se sempre que a base do seu negócio é seu cliente, por isso, o comportamento do seu público deve estar atrelado aos diferenciais oferecidos pelo seu negócio.

4- Use ferramentas para otimizar todo o processo

Vivemos na Era Digital e por mais que você não tenha intimidade com tudo que ela possa oferecer, há inúmeras ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia, te dar mais tempo e ainda ajudar a aumentar o faturamento da sua loja. E o melhor: em sua grande maioria, elas são fáceis de usar e gratuitas.

Um ótimo exemplo disso, é a ferramenta De Olho na Concorrência, que faz uma análise geral de todos os seus concorrentes em um raio de 14km e te mostra uma comparação entre você e eles, apresentando a média de horário de funcionamento, benefícios oferecidos, avaliação do público, entre muitas outras informações. Além de te mostrar onde você está entre seus competidores, a ferramenta ainda disponibiliza o relatório dos seus concorrentes, te permitindo entender quais são os pontos fracos e fortes deles.

De Olho na Concorrência

A ferramenta é gratuita e cobre todas as fases ditas acima: com ela você identifica seus concorrentes, visualiza o que eles têm de melhor e pior e ainda confere sugestões de como melhorar cada ponto do seu relatório. Para acessar basta clicar aqui.

Lembre-se que você nunca estará sozinho no mercado, por isso, o importante é saber realizar estratégias de marketing que agradem o seu público e neutralizem sua concorrência com eficiência.

  • 20/03/17
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  • Livia Rodrigues