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Quem nunca escutou um “estou só olhando”? Ou então, não concluiu uma potencial venda porque o cliente apresentou alguma desculpa referente ao valor ou forma de pagamento? O que você faz depois disso é o que torna suas técnicas de vendas efetivas ou não.

Ao utilizar técnica de vendas focada em seu público-alvo, você otimiza suas estratégias e potencializa o poder de oferta do seu negócio. Separamos 5 dicas para te ajudar a identificar e elaborar as melhores táticas para atrair novos clientes e vender mais para os atuais. Confira!

5 técnicas de vendas para alavancar seu negócio

1. Conheça seu consumidor

publico-alvo

Entender o comportamento do seu cliente é uma das principais técnicas de vendas no varejo. Isso porque o consumidor deve ser o centro da sua estratégia, seja para vender mais seja para atrair novos clientes.

Idade, horários mais frequentes, preferências de produto, formas de pagamento e outras informações do tipo, te ajudam a personalizar o seu atendimento e oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele está procurando, além de ajudar a estabelecer formas de atendimento e também nas suas estratégias de marketing.

Se seu restaurante está próximo a uma faculdade, por exemplo, você já sabe que seu público vai estar, mais ou menos, na faixa etária entre 18 e 40 anos e que os horários de pico são os de saída dos cursos. Daí já dá para começar a entender o que e como oferecer.

2. Saiba identificar as objeções do seu cliente

objeções de vendas

É muito difícil encontrar um cliente que não tenha objeções quanto à um produto ou serviço. Muitas são as opções e ele, assim como você, quer garantir que o melhor acordo seja feito. Por isso, considere um tempo para entender quais são as dores do seu público-alvo e mostrar para ele os benefícios que seu produto ou serviço pode oferecer para ele.

Para entender um pouco melhor sobre essa técnica de vendas, você pode utilizar as seguintes perguntas:

  • Meu cliente encontra tudo que precisa de forma fácil e rápida quando vai à minha loja?

  • Estou oferecendo o melhor custo-benefício ao meu cliente?

  • Como meu produto/serviço pode aumentar a satisfação e fortalecer os laços de confiança com meu cliente?

  • Estou perdendo clientes por não oferecer opções de pagamento?

  • Meu horário de funcionamento leva em consideração a rotina das pessoas que moram no local onde me encontro?

  • Meu produto/serviço é conhecido pela qualidade que oferece aos meus clientes, ajudando a promovê-lo para os outros consumidores?

  • Como posso melhorar meu produto/serviço para aumentar as vendas e trazer mais clientes?

Lembre-se que seu cliente não conhece o seu negócio do mesmo jeito que você, por isso, seja tolerante com os questionamentos. Eles fazem parte do processo de compreensão do consumidor para entender se o seu produto é algo de valor.

Conhecer o seu negócio é a melhor forma de saber os benefícios que ele pode oferecer para o seu cliente.

3. Estabeleça uma relação de confiança

marketing de relacionamento

Você só conquistou verdadeiramente um cliente quando ele voltar ao seu estabelecimento após uma compra já feita. O segredo para isso? Confiança. Seu cliente precisa de ajuda para compreender o que ele precisa, por isso, além de mostrar os benefícios que seu negócio pode oferecer, você precisa ser flexível.

Uma das melhores técnicas de vendas é saber escutar o cliente sem interrompê-lo. Além de fazer com que ele se sinta à vontade esse é o tempo que você pode usar para identificar as objeções dele.

Personalizar seu atendimento para que ele atinja exatamente a dor do consumidor faz com que ele entenda que você deu a atenção devida a tudo que ele te explicou, resultando em um laço de confiança com sua marca. Esse é o ponto que faz com o que o cliente te escute mais e esteja mais aberto ao que você tem a oferecer.

Porém, atente-se: se o consumidor não mostrar nenhum interesse, não force a venda ou um contato. Isso só servirá de propaganda negativa para o seu negócio.

4. Seja inovador e criativo

loja inovação

Essa é uma das técnicas de venda que deve estar sempre em prática. Tanto para novos consumidores quanto para seus atuais clientes, todos eles estão buscando por algo diferente do mais do mesmo de sempre. Por isso, use todos os dados que você tem para oferecer um serviço/produto que esteja sempre se inovando.

Por exemplo, se você tem um bar que tem bastante casas e prédios residenciais próximos, que tal deixar uma vasilha de água para os pets dos seus consumidores? Assim eles também podem usufruir do happy hour assim como seus donos.

Essa técnica de vendas é bem simples para você mas é um gesto nobre do ponto de vista do seu cliente. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado?

5. Vender é, também, fazer marketing

marketing de relacionamento

Você deve estar onde seu cliente está. E, hoje em dia, esse lugar é a internet. Por isso, invista tempo em técnicas de vendas voltadas para redes sociais e outros veículos. Atualmente todos nós procuramos por informações em meios digitais antes de concluir uma compra ou ir a algum lugar. Por isso, não importa se seu negócio começou ontem ou possui anos de clientela, se adaptar faz parte do crescimento de qualquer empreendimento.

A SumOne te ajuda a aplicar técnicas de vendas através do marketing de resultado local. Entre em contato conosco e entenda mais como nossas ferramentas podem te ajudar a colocar em prática todas essas técnicas de vendas e te ajudarem a vender ainda mais.

  • 24/01/17
  • 0
  • Livia Rodrigues